Sobre o autor

Me chamo Renato Bavier e venho convivendo com a ansiedade há muitos anos.

Resolvi dividir meu conhecimento com outras pessoas e, com isso, auxiliá-las numa jornada mais tranquila e cheia de conteúdo relevante!

Estamos todos conectados! Precisamos nos IMPORTAR mais.

Grande abraço!

Ansiedade no Trabalho – Como resolver?

Ansiedade no Trabalho

O ambiente corporativo é um dos mais propícios para desencadear crises de ansiedade.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, escasso e em constante transformação, onde só “vence” quem se dedica, se aprimora e tem atitude.

As consequências desse esforço continuado para obter esse almejado sucesso aparecem em maior ou menor intensidade.

O que é ansiedade no trabalho?

Frequentemente duvidamos do nosso desempenho profissional e surge um sentimento de que não somos suficientemente valorizados no ambiente de trabalho.

Há uma angústia constante que aparece aos poucos e passa a nos dominar por todo o tempo em que estamos trabalhando.

Um trabalhador ansioso se queixa de insônia, de irritabilidade, de distração.

Também é comum o medo de errar e a perda do prazer em desempenhar a função que lhe compete, mesmo que tenha sido escolhida pela sua própria aptidão e interesse.


Quais os sintomas mais comuns?

  • Irritabilidade,
  • Palpitações,
  • Náuseas,
  • Dormência nos braços,
  • Aperto no peito,
  • Bolo na garganta,
  • Insônia.

Os sintomas físicos, inclusive picos de pressão arterial, costumam levar o trabalhador a buscar ajuda de um profissional de saúde.

Por isso, frequentemente são atendidos, inicialmente, por clínicos gerais ou cardiologistas.

Só mais adiante, se identifica a origem dos sintomas na ansiedade relacionada ao ambiente de trabalho.

 

Enfermeira

Profissionais de saúde são bastante afetados

Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome da estafa profissional, trata-se de um esgotamento psíquico que pode acontecer em qualquer profissão, mas afeta principalmente atividades profissionais que abrangem altos níveis de estresse, como a área da saúde.
Ela começou a ser estudada a partir do comportamento de profissionais dessa área.
Essa síndrome se dá tanto pela especificidade do trabalho como pelas constantes mudanças na prática dos profissionais da saúde.

Ansiedade e os Profissionais da Saúde

Devido às intensas atividades e à jornada de trabalho, os profissionais que atuam em serviços de saúde estão desenvolvendo a Síndrome de Burnout.
Uma intensa rotina nos serviços de saúde acaba causando grande desgaste desses profissionais, culminando na perda de energia e motivação para o desempenho de suas funções.
A pessoa que desenvolve a Síndrome de Burnout apresenta exaustão emocional, seja por sobrecarga no trabalho ou conflito pessoal nas relações interpessoais, que pode evoluir para o descaso com os pacientes, colegas de trabalho e consigo mesmo até a completa insatisfação com a profissão.

Foco na organização e nas prioridades ajudam a lidar com a ansiedade no trabalho

Para lidar com a ansiedade no trabalho é preciso primeiro identificar quais as situações nesse ambiente que te colocam neste estado.

Para isso, é preciso analisar seus hábitos, atitudes e pensamentos.
Se reparar que, por exemplo, as tarefas com curto prazo de entrega te deixam preocupado e aumentam a sensação de ansiedade, é preciso analisar se o que te leva a esse quadro é a tarefa em si ou a sua procrastinação.

É necessário que você aceite a responsabilidade e, ao invés de ficar ansioso pela entrega, se dedique a execução do trabalho. Para isso, nada melhor do que uma boa organização das tarefas e controle do tempo.

 

Conte com o trabalho em equipe

Quando uma pessoa quer dar conta de todo o trabalho sozinha, tendo dificuldade em delegar ou dividir as tarefas também acaba por sentir-se sobrecarregada.

Algumas pessoas assumem para si as responsabilidades que poderiam ser compartilhadas com os colegas de trabalho, portanto tendem a ser mais estressadas e ansiosas.

Por isso, é imprescindível contar com o trabalho em equipe. Assim como na vida pessoal, procure cercar-se de pessoas positivas no ambiente de trabalho para que, além de dividir tarefas, você possa desabafar e sentir-se apoiado.

Ter parceiros no trabalho ajuda a diminuir a tensão e até a enxergar soluções para as dificuldades.

É importante trabalhar bem em equipe

Relaxe e saia da rotina

Assim como para outros problemas emocionais, um remédio natural para lidar com a ansiedade no trabalho é destinar um tempo para descansar e cuidar de si próprio.

Neste período de descanso, procure não ocupar a cabeça com problemas de trabalho que podem ser resolvidos posteriormente.

Além disso, durante o expediente, faça pequenas pausas seja para tomar um café ou simplesmente para andar um pouco, pois isso ajudará a distrair a mente.

Outra maneira efetiva de aliviar a ansiedade no trabalho é sair da rotina.

Evite fazer sempre as mesmas coisas, busque  novas maneiras de tornar as atividades diárias mais agradáveis e menos maçantes.

Cafezinho como desculpa para pausa o trabalho, descanso

Pausas são muito importantes

Ansiedade no trabalho – Como resover?

A ansiedade no trabalho está envolvida com o tipo de função que se exerce, as condições em que a função é desempenhada, a capacitação e aptidão de quem a desempenha.

Em especial, ela se relaciona com a forma como essa pessoa recebe as demandas, as pressões e exigências do seu trabalho.

Lembre-se que tudo depende de como você encara os desafios e, caso fique complicado vencer essas barreiras, conte com um suporte profissional.

Procure ajuda sempre!

Dê uma olhada no post que falo sobre Inteligência Emocional.

Ele pode ser muito útil! CLIQUE AQUI!

 

Dicas para reduzir a ansiedade no trabalho

Reduza a ansiedade no ambiente de trabalho

 

Deixe Seu Comentário